Descubra os principais problemas que você poderá enfrentar na faculdade

Descubra os principais problemas que você poderá enfrentar na faculdade

Descubra os principais problemas que você poderá enfrentar na faculdade

A forma como cada um encara os desafios e se comporta ao ingressar na faculdade é muito particular. Ainda que exista essa variação conforme o momento pessoal e a personalidade de cada pessoa, a necessidade de adaptação a uma nova rotina e uma nova série de atividades é um ponto em comum para todos. Nesse novo cenário, é relativamente comum que surjam alguns eventos que podem ser mais problemáticos e desafiadores.

Você já pensou, por exemplo, que nem todos os seus professores serão tão amigáveis e simpáticos quanto nos filmes americanos? Ou que, em alguns casos, a correria do dia a dia englobando outras atividades pode fazer você passar noites em claro estudando? Os desafios da faculdade são muitos e exigem comprometimento dos alunos com suas carreiras e sonhos. Por isso, conhecer quais são as principais dificuldades que a faculdade pode apresentar irá ajudá-lo a se preparar para esses momentos mais complicados e, consequentemente, facilitar a resolução desses problemas.

Os principais desafios do estudante durante a faculdade

A vida de um estudante no ensino superior é atribulada. Estudos, trabalho, vida social, amigos, família e cuidados com a sua saúde… Parece que a lista de afazeres não termina. Apesar de essa “correria” ser prevista e compreensível, será preciso encontrar tempo hábil para conseguir dar conta de todo o “recado” e de suas atribuições.

Para conseguir fazer isso, pode ser tentador, às vezes, realizar as suas atividades “mais ou menos”. Para alguns, entregar uma atividade razoável é melhor do que deixar de entregar. No entanto, quando você opta por seguir esse caminho e não por entregar o melhor que você poderia, pode começar a surgir um misto de ansiedade e frustração que poderá comprometer muito o seu desempenho acadêmico.

Para evitar que isso aconteça, a melhor opção ainda é investir em uma excelente organização de tempo e de rotinas. Para ajudá-lo nesse desafio, listamos alguns dos principais problemas da vida universitária e dicas de como você pode superá-los.

Procure conciliar os seus estudos com a sua vida social

Em média, um estudante universitário passa cerca de 20 horas por semana em sala de aula, sem contar o tempo utilizado para leituras complementares e para estudar em casa. Por isso, será muito importante você rever a sua rotina para que, antes de ingressar na faculdade, consiga adaptar o seu dia a dia e não deixar totalmente de lado a sua vida social.

Ainda que festas e celebrações com amigos e familiares exijam um tempo precioso, não se esqueça: saber se organizar e planejar os horários para cumprir todos seus compromissos será tão fundamental quanto suprir a sua necessidade de interação social e de entretenimento.

Ou seja, claro que será importante, durante a faculdade, dar prioridade para os seus estudos, mas a sua vida não pode se resumir aos seus afazeres da graduação. Você precisará também de tempo para aproveitar a companhia dos seus amigos, da sua família e até mesmo relaxar sozinho. Tudo isso será fundamental para a sua saúde mental e, consequentemente, para a qualidade do seu aprendizado. Organize a sua agenda e mantenha as suas atividades equilibradas.

Como evitar que você passe algumas noites em claro

A falta de organização da sua rotina ou mesmo a sobrecarga de trabalho para quem está seguindo uma profissão na prática pode gerar um dos problemas mais recorrentes na vida dos estudantes universitários: virar noites em claro estudando. Isso pode acontecer por diversos fatores, mas talvez o mais comum deles seja a má gestão do tempo. Isso poderá levar você a não dar conta de todas as suas atividades.

Como falamos anteriormente, ao ingressar na faculdade o aluno, muitas vezes, fica sobrecarregado com a quantidade de atividades em sua rotina. Para dar conta de tudo, não se perder e ajudar a controlar os níveis de estresse e ansiedade, será fundamental manter tudo anotado para favorecer a organização do dia a dia.

Identifique quais são as suas prioridades, anote cada uma delas e mantenha-as sempre por perto. Ter suas obrigações e atividades anotadas e separadas por ordem de urgência facilita a organização da sua rotina e a visualização de tudo o que falta ainda ser feito.

Como conseguir se formar apesar das greves na faculdade

A greve dos professores é um problema que pode acometer alunos de qualquer curso superior, tanto em uma faculdade privada quanto em uma universidade pública. As paralisações de docentes ou funcionários administrativos causam a interrupção do ano letivo e comprometem o andamento das disciplinas.

A consequência disso é que estas greves vão afetar também a sua formatura – que não será mais no tempo inicialmente previsto. Com as greves, os alunos tendem a passar um longo período sem aulas e podem acabar perdendo o semestre. Há ainda a necessidade de reposição dos conteúdos perdidos, que devem ser colocados em dia nos feriados ou nos finais de semana depois que a situação volta a normal.

Como esta situação não está no seu controle, caso ela acontecer, procure manter a calma e o foco nos estudos. Se você puder avançar em algumas leituras do seu curso, aproveite esta fase de paralisação das aulas para avançar no seu aprendizado – ou para colocar atividades atrasadas em dia. Também reveja o seu planejamento de atividades prevendo, quando as aulas retornarem, que parte do seu tempo livre terá que ser dedicado para colocar em dia as aulas atrasadas.

Trabalhe para deixar as suas finanças organizadas

Depois de concluir a faculdade, certamente o seu objetivo será o de continuar crescendo na sua carreira e ter, como consequência disso, sucesso financeiro, correto? Então é bom começar a aprender sobre o assunto o quanto antes.

Se você fez um financiamento para arcar com as mensalidades do seu curso superior, atenção redobrada para esse compromisso que você assumiu. Para conseguir honrar o pagamento das mensalidades da faculdade será importante manter a saúde financeira da sua conta e garantir que os seus rendimentos sejam adequados para as suas despesas.

A primeira regra para uma organização financeira satisfatória será você conseguir controlar cuidadosamente o seu orçamento. Para isso, identifique o quanto você ganha por mês e quando esse recurso é depositado na sua conta, busque saber em detalhes o quanto você gasta por mês e, tão importante quanto isso, com o que você está gastando o  seu dinheiro.

A partir dessa radiografia e análise das suas contas você saberá em que itens será possível cortar gastos desnecessários e economizar. Tenha como prioridade investir em educação, organize-se e faça as contas direitinho para fazer com que a mensalidade da faculdade entre no seu orçamento sem dificuldades. Se possível, ainda faça uma pequena economia a cada mês e deposite estes recursos em uma conta para emergências.

Como conciliar trabalho com faculdade

Muitos alunos ingressam na faculdade já empregados, com necessidade de fazer jornada dupla, muitas vezes até tripla. Quem estuda e trabalha sabe como é importante ter uma excelente organização de tempo e de rotina para dar conta de todas as atividades que estão ligadas a essas atividades.

Quem entra na faculdade com um trabalho fixo ou sente necessidade de trabalhar deve ter atenção redobrada com a gestão do tempo e organização da agenda. Apenas com uma boa organização das suas rotinas você conseguirá fazer com que a faculdade seja uma experiência proveitosa e não atrapalhe nenhum âmbito de sua vida.

Entre os pontos de atenção que você deverá ter durante a faculdade, um dos principais deve ser o seu controle de faltas. Claro que ninguém gosta de faltar e de perder aulas, mas isso pode acontecer.

Para evitar que as faltas lhe prejudiquem, fique atento a elas para que você não perca nenhuma disciplina por ausência, tendo que repetir um semestre por causa disso. Se a sua faculdade é presencial, organize o tempo de transporte, seja no carro ou no ônibus, para não perder a primeira aula com frequência. Caso necessário, renegocei o seu horário de trabalho para que as suas atividades profissionais não atrapalhem a sua faculdade.

Caso você tenha optado por um curso superior online, uma vantagem é que este modelo de ensino facilita a organização do seu tempo e das suas rotinas. Na faculdade EaD, é você quem determina o melhor dia e horário para estudar. Isso te dá flexibilidade para acompanhar os conteúdos de onde quiser e quando for mais conveniente.  

Para fazer com que trabalho e estudo caminhem juntos e em harmonia, não deixe de organizar bem sua agenda para encaixar horários de estudo (para as aulas e para estudos complementares), eventos sociais e atividades relaxantes.

Procure se adaptar ao curso superior

Escolher qual faculdade você irá cursar é uma decisão muito importante, que deve ser muito bem pensada e elaborada. Ainda que você busque muitas informações sobre a carreira que pretende seguir, analise a grade curricular e fale com profissionais da área, algumas vezes as aulas podem não apresentar o que você esperava.

Essa frustração com a faculdade não é rara de acontecer. Afinal, até começar a experimentar uma formação universitária, fica difícil saber se ela realmente vai atender à todas as suas expectativas. Decisões embasadas em pesquisas rasas ou sem que o estudante tenha feito um mergulho de autoconhecimento podem levar você para um curso que não te agrada. Isso, com o passar do tempo, gera frustração, desânimo e pode até mesmo fazer você desistir da faculdade.

Outras pessoas ainda concluem o curso, mesmo não gostando da profissão, e passam a vida sem exercer aquela atividade. Por isso, ao entrar na faculdade, será muito importante analisar as disciplinas à medida que elas vão sendo apresentadas a você. Nesse processo, identifique o seu nível de satisfação com o curso e a profissão que escolheu para seguir. Busque se aprofundar nas diferentes áreas de atuação da sua futura profissão e como o mercado de trabalho está se atualizando na contratação desses profissionais.

Além disso, tenha em mente uma questão: que uma faculdade nunca vai responder à todas as suas questões sobre uma determinada área do conhecimento ou profissão. Dificilmente a graduação vai aprofundar os seus conhecimentos em todas as disciplinas que você gostaria. Para conseguir esse aprofundamento, o ideal é que você invista em uma pós-graduação após formado.

Mas, caso você realmente não conseguir se adaptar ao curso que escolheu, será importante, ainda durante a faculdade, identificar exatamente o que lhe desagrada para, então, encontrar uma solução para o seu problema. Não tranque o seu curso ou peça transferência para outra carreira antes de analisar bem o que está levando você a pensar nestas possibilidades. Ao fazer uma análise aprofundada sobre a sua insatisfação ficará mais fácil de não repetir o problema que você está passando mais uma vez.

Em resumo, como se dar bem na faculdade?

Nesse texto você pode ver melhor como a vida universitária tem seus desafios – e é importante estar atento a eles para superá-los com maior tranquilidade. Apesar destes problemas e dificuldades, é sempre bom lembrar que estar na faculdade é uma oportunidade única para você passar por novas experiências pessoais e profissionais.

O segredo para se dar bem na faculdade é relativamente simples: estudar, conhecer todos as opções de atuação que aquela profissão oferece e buscar o equilíbrio entre as obrigações da sua vida e as horas necessárias para o lazer e a convivência social.

A faculdade proporciona inúmeras atividades e oportunidades que vão além da sala de aula, como projetos de extensão na comunidade, monitorias, cursos extras, iniciação científica, entre muitos outras. Para não se perder em meio à tantas possibilidades será importante que você pesquise e conheça a fundo seu curso e a sua faculdade.

Com essas informações em mãos, planeje seu percurso acadêmico e aproveite as oportunidades que o curso superior oferece para a sua carreira. O conhecimento sobre a grade do curso aliado ao planejamento tende a deixar o universitário mais tranquilo para cumprir as exigências inerentes à sua graduação.

Aproveite também a faculdade para fazer networking. Converse e troque experiências com professores e colegas de curso, comprometa-se com seus estudos e busque por estágios na hora certa para ampliar ainda mais sua rede de contatos profissionais.

Você já ouviu alguém dizer que sente saudades da sua época de faculdade? Fazer um curso superior é desafiador mas, ao mesmo tempo, é um período de grandes conquistas e de amadurecimento. Isso só prova como a vida universitária pode ser proveitosa e equilibrada se você souber dosar a dedicação em todas as esferas de sua vida durante este período. O mais importante é que você consiga absorver o máximo possível de conhecimento e que você não negligencie os seus estudos e nem a interação social.

Gostou desse conteúdo sobre faculdade e seus principais desafios? Agora que você já sabe quais são eles e o que fazer para se dar bem nessa fase tão importante da sua vida, compartilhe essas dicas com um amigo que está na mesma situação. E se você está procurando por cursos de qualidade, vale conferir as opções oferecidas por uma das maiores instituições de ensino superior do país, a Estácio.

Valley Christian Concord.

Deixe uma resposta